21 de dez. de 2011

Utilização do blog como recurso educativo




O blog é uma espécie de site onde são postados de forma fácil e simples, informações  e conteúdos diversos como: textos, artigos, posts e imagens variadas, de acordo com a temática utilizada. A utilização e publicação de blogs vem ocorrendo de forma cada vez mais constante, tendo como objetivo, fins variados. Em muitos casos, são utilizados como um diário pessoal, onde o usuário autor publica pensamentos, ideias e divulga informações diversas. Profissionalmente, é utilizado para publicar e divulgar artigos, pesquisas, projetos, trabalhos, grupos de estudo, entre outros. Ha também a utilização do blog para fins educacionais, uma prática cada vez mais presente entre educadores e alunos.

Um dos aspectos importantes do blog é a interatividade, pois, permite a postagem de comentários por parte dos leitores e usuários. Os leitores podem deixar comentários e interagir com o autor, respondendo ou opinando em relação aos artigos postados. No meio escolar, esta prática viabiliza a ação docente na realização de atividades diversas, principalmente aquelas em que o professor deseja instigar a autonomia do aluno.

As ferramentas e recursos disponibilizados no blog são utilizados para inserir e distribuir informações e estruturar o layout de apresentação do mesmo. Devido a fácil usabilidade, para construir e estruturar um blog, não é necessário conhecimentos técnicos aprofundados, sendo assim, os posts são inseridos e as páginas são criadas e publicadas de forma simples. As postagens são organizadas em ordem cronológica inversa, exibindo primeiro a última postagem incluída. A organização e estruturação do blog depende da criatividade e interesse do usuário.

Através do uso educativo do blog é possível ao professor, criar e operar com as ferramentas e recursos disponíveis, oportunizando a otimização de seu uso, divulgando projetos desenvolvidos pelos alunos através da mediação pedagógica. O uso educativo do blog permite a construção colaborativa de conhecimentos; estimula a criatividade dos alunos; permite a visualização, revisão e reconstrução de textos orientados e monitorados pelo professor; induz a reflexão e contribui para o aprimoramento do trabalho desenvolvido durante todo o processo. A interdisciplinaridade é outro fator de destaque no uso educativo do blog, pois, permite o diálogo entre as disciplinas, favorecendo a construção de novos caminhos de comunicação e interação entre alunos, professores e toda a comunidades escolar.

O blog educativo permite a reflexão acerca dos temas abordados durante as aulas, além de servir como apoio às disciplinas e projetos e divulgação das atividades e acontecimentos. Na realização e desenvolvimento de trabalhos escolares, o ideal é criar um blog específico para cada turma, onde poderão ser postados, trabalhos diversos, imagens, vídeos e outros. Sendo assim, a construção do blog permite ao professor acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos através das postagens que são publicadas durante todo o processo. A mediação do professor neste sentido é de suma importância, uma vez que, o mesmo deverá orientar os alunos quanto aos conteúdos que deverão ser postados no blog.

Cacilda Rodrigues
Pedagoga, Especialista em Psicopedgogia Clínica e Institucional,
Designer Instrucional para EaD

Um comentário: