As boas experiências das escolas devem ser compartilhadas, principalmente quando fazem sucesso e vão de encontro a uma aprendizagem significativa.
Gincana Digital
No mês de junho, uma das escolas que utiliza o Projeto Inovaeduc realizou com os alunos do quinto ano do
ensino fundamental, uma gincana digital onde os estudantes tiveram a
oportunidade de interagir e rever os conteúdos de diversas disciplinas, de forma
contextualizada com a evolução tecnológica na qual estão inseridos.
A gincana envolveu alunos e
professores de diversas disciplinas através da utilização de netbooks, e
recursos da sala interativa, na intenção de rever o aprendizado dos estudantes acerca
dos conteúdos estudados no semestre.
A escola utiliza os recursos da
sala interativa de forma constante e através do trabalho realizado pela direção
e equipe pedagógica consegue envolver todos os alunos e professores na
utilização das ferramentas tecnológicas disponibilizadas para garantir a
aprendizagem significativa.
As responsáveis pela organização
da gincana foram as professoras Angela C. Bertozzi Moraes, Marilza A. Viana e Cristiane
Paloma, Assessora de Tecnologia Educacional.
O
objetivo da gincana foi promover a interdisciplinaridade dos conteúdos aliada
aos recursos tecnológicos , visando a melhoria da aprendizagem e a interação
entre as turmas.
Veja como a gincana ocorreu:
As
questões foram elaboradas pelas professoras responsáveis, com base nos
conteúdos trabalhados em cada semestre.
As
professoras dividiram as turmas em grupos de 5 alunos e definiram uma cor para
cada grupo. Os grupos elegeram um coordenador que ficou responsável pelo
recebimento das perguntas e pelo envio das respostas. Cada prova durou 5 minutos, contados a partir do recebimento
da questão. Cada equipe recebeu pelo software
GlobalLRoom a
mesma questão e enviou a resposta
também pelo GlobalRoom. Todas as equipes que enviaram a resposta correta dentro do prazo
determinado, recebeu a pontuação definida. Foram anuladas as respostas enviadas após o término do tempo e desclassificadas
as equipes com atitudes
de desrespeito com as equipes adversárias.
A equipe que obtive maior pontuação foi a
vencedora e os alunos receberam medalhas simbólicas de ouro, prata e bronze, de
acordo com a classificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário